domingo, 26 de julho de 2009

SER PROFESSOR

SER PROFESSOR NO CONTEXTO ATUAL
EDGAR MORRAN:critica o ensino fragmentado; incorporação dos problemas do cotidiano ao currículo. Os sete saberes necessários à educação do futuro: 1-as cegueiras do conhecimento, o erro e a ilusão; 2-os princípios do conhecimento pertinente; 3-ensinar a condição humana; 4-ensinar a identidade terrena; 5-enfrentar as incertezas; 6-ensinar a compreensão; 7-a ética do gênero humano. Morran aborda temas fundamentais para educação contemporânea, por vezes ignorados ou deixados de lado, a margem dos debates sobre a política educacional. JEAN PIAGET:o aprendizado é construído pelo aluno, sujeito objeto do conhecimento; interação do sujeito com o objeto físico. O conhecimento resulta de trocas que se estabelecem na interação entre o meio(natural, social, cultural) e o sujeito, sendo o professor o mediador, então a relação pedagógica consiste no provimento das condições em que professores e alunos possam colaborar para fazer progredir essas trocas. PAULO FREIRE:o conhecimento não se transfere, se constrói; a leitura de mundo precede a leitura da palavra. Freire valoriza a ´´bagagem`` que o aluno traz de casa; os conhecimentos e vivências já obtidos anteriormente. A base do conhecimento é a construção, uma união de idéias e conceitos. O que é novo, junta-se ao que já foi visto/conhecido, para formação de novos conceitos e idéias. ANTÔNIO NÔVOA:o professor deve reelaborar seu conhecimento para poder ensiná-lo; proessor reflexivo; pesquisador. O aprender se concentra em dois pilares: a própria pessoa como agente e a escola como lugar de conhecimento profissional .'permanente. O desafio dos profissionais da área da educação é manter-se atualizados sobre as novas metodologias de ensino e desenvolver práticas pedagógicas efientes. O professsor é parte integrante do processo de conquista do conhecimento, estimulando/levando o aluno a perguntar e a descobrir.Esta postura faz parte da nova tendencia metodológica do professor,que devera estar sempre lendo, estudando, aperfeiçoando-se e fazendo novas descobertas em relação ao conteudo e setratégias de ensino para que o aluno seja agente de sua aprendizagem.


LEE SHULMAN:conhecimento pedagógico do conteúdo;visão pedagógica sobre dois enfoques:
investigação crítica e avaliação;
construção sobre/a partir do trabalho anterior e partilhado com os demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário