sábado, 29 de agosto de 2009

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Durante muitos anos a educação foi direcionada par o enfoque da aprendizagem mecânica e pelo condicionamento. No entanto, conforme conhecemos e já estudamos alguns autores, como Piaget, Vigotsk e outros teóricos dentro desta linha apontam algumas contribuições que possibilitam uma reformulação desta postura “entre o estimulo e a resposta existe uma mente que interpreta e elabora este estimulo”, antes de responder a ele o processo não é tão simples como parecia ser ou como se pensava ser.
Dentre estas teóricos destaco David Ausubel com a teoria da “Aprendizagem Significativa”. Esta teoria baseia-se no modelo construtivista dos processos cognitivo humano, em particular a teoria da assimilação, que descreve como o estudante adquire conceitos, e como organiza a sua estrutura cognitiva. Dessa forma entende-se que o aluno aprende significativamente quando estabelece conexões do novo conteúdo com conceitos já conhecidos. Nesse processo de construção não ocorre uma simples associação, mas uma interação entre os conceitos pré existentes e a nova informação, os quais servem de ancora par que o novo possa adquirir significado para o sujeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário